quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Meu Mestre Minha Inspiração

Temporada on the road rendeu três livros e muitos quadros.
Foto: : Cecilia de Sa Pereira/Aqui PE/D.A Press

Circuito artístico a bordo de uma carroça!

Artista plástico e escritor pernambucano Ed Bernardo passou os útlimos três anos na estrada e percorreu todo o Nordeste.
Júlio Cavani
juliocavani.pe@dabr.com.br


Por amor à arte, o artista plástico e escritor pernambucano Ed Bernardo passou os últimos três anos na estrada e atravessou os nove estados do Nordeste a bordo de uma carroça puxada por um cavalo. Ele começou a jornada no Recife no dia 21 de janeiro de 2006 e percorreu mais de 6 mil quilômetros entre a Bahia e o Maranhão. Para pagar a maior parte das despesas, vendia suas pinturas pelo caminho. "Eu ria toda vez que passava por uma placa com a palavra retorno", conta o viajante.

Ed Bernardo está no Recife e pretende encerrar o projeto daqui a duas semanas em Caruaru, no Alto do Moura, onde quer abrir uma fundação para contar sua história e oferecer cursos artísticos. Durante todo o trajeto, sua carroça foi conduzida pelo mesmo cavalo, chamado Matuto, que vai se aposentar em seguida.

Além dos quadros, a carroça é um objeto de arte em si. O veículo carrega registros da experiência vivida por Bernardo, que pintou nas laterais as bandeiras de todos os estados e pequenas figuras que simbolizam cada cidade visitada, além de frases com pensamentos filosóficos e piadas.

Com o projeto, Ed Bernardo se tornou uma testemunha direta da situação social do Nordeste no século 21. "Ainda há alguns poucos lugares sem eletricidade, mas a internet já chegou na maioria. O Brasil é pobre, só que não vi ninguém passar fome. Hoje em dia, você só encontra miseráveis nas capitais. Só existe miséria por causa das drogas", garante o artista, que só viu uma pessoa morta na estrada e não foi assaltado em nenhum momento, apesar de às vezes furtarem objetos de sua carroça.

Para comer, Ed cozinhava em um pequeno fogão dentro da carroça, onde também dormiu todas as noites. "As pessoas me ofereciam hospedagem, mas eu não precisava. Eu acho que isso desvincularia os objetivos do projeto", defende. "O mundo é um grande banheiro", responde ao ser questionado sobre onde fazia suas necessidades fisiológicas. Além da venda dos quadros, ele se sustentava por meio de apoios de empresas e instituições.

A viagem foi interrompida em alguns momentos, principalmente quando Ed conseguia vender muitos quadros em uma mesma cidade. Ele passou 40 dias em Nova Jerusalém (em referência à temporada de Jesus no deserto), um mês em Arcoverde e mais de dois meses em Fortaleza (CE), além de um semestre inteiro na Praia de Pipa (RN), onde sua filha tinha um restaurante. Nessas pausas, dormia sempre na carroça e levava Matuto para descansar em algum haras quando resolvia visitar o Recife durante alguns dias para depois voltar e continuar na estrada.

Ed Bernardo escreveu três livros durante o período. Um deles é o diário da viagem, intitulado Ideários de uma carroça. Os outros dois são romances de ficção adultos: Ideário de uma calcinha de chita conta a saga de uma mulher que sofreu na vida ("foi estuprada e trabalhou como prostituta"), mas ficou rica ao se casar com um político em Brasília. Onze e cinquenta e nove (11:59) se passa em um shopping center onde os manequins ganham vida sempre à meia-noite.

Herman Hesse, Pedro Juan Gutiérrez eJorge Amado estão entre suas influências como escritor, mas ele diz que tem um estilo próprio, que combina elementos ficcionais e reais (alguns inspirados em coisas vistas ao longo da viagem). Os livros inteiros foram escritos em uma máquina de escrever, pois Ed preferiu não transportar um computador na carroça para evitar riscos de assalto. Ele também tirou mais de 25 mil fotos e escreveu poemas que podem ser vistos no blog www.carrocarte.blogspot.com


Um comentário:

Poronga's disse...

Caramba sou fã do trabalho dele e comecei a acompanhar bem perto do fim! Muito lindas as telas. Ele está de parabêns!!!! Ele realmente deve ser uma inspiração fora de série!!!! Sucesso!!!


Veja as vantagens de anunciar no Blog Os Dread´s da Meduza

Bem-Vindos ao Midia Kit Os Dread’s da Meduza

Aqui é possível receber informações precisas sobre o blog mais inovador e ousado dos últimos tempos, tais como:

*Dados estatísticos
*Pesquisa de opinião
*Citações na mídia
*Formatos para anúncios.



Universo Os Dread’s da Meduza

1 - O que é o Projeto Os Dread´s da Meduza?

É um projeto de viagem. Uma aventura cultural ou ainda, um movimento cultural.

2 - Para que?

Para viver em uma dinâmica alternativa que propicie viver o presente e, sobretudo conduzir seu próprio tempo. Além do mais para produzir, propagar e comercializar cultura.

3 - Quando?

De 26 de abril de 2009 até a abertura oficial da copa do mundo de futebol no Brasil 2014. (A parte brasileira)E depois até 2021 o resto do mundo.

4 - Aonde?

Brasil e Mundo

5 - Como?

Viajando com uma kombi furgão, depois utilizando a internet como plataforma de trabalho oficial com a venda de espaço publicitário. Ou seja, fazendo do blog um mini-veículo de comunicação. Além do mais produzindo e postando artes. Tais como textos, audio e vídeo.

6 - Diferencial:

Somos aventureiros e blogueiros que produzem e propagam postagens exclusivas.

7 - Em quê o KomBlog é útil?

Dentro dos temas Cultura e CyberCultura somos referência em Curiosidade, Inovação, Coragem e Ousadia.

Universo Digital

*Brasileiros passam mais tempo na Internet. Ficam,em média, conectados 20h/semana Aparecem em 1° lugar,seguidos dos japoneses e americanos.
Fonte: iMasters

*60 milhões de europeus são inclinados à compra depois de ler comentários em blogs" Fonte: IPSOS

*1 em cada 5 mudam de opinião após leitura em Blog."
Fonte: IPSOS

Publicidade na internet supera a da televisão no Reino Unido

Pela primeira vez na história, os gastos com publicidade na internet no Reino Unido superaram os da televisão.
No primeiro semestre de 2009, o número atingiu 1,75 bilhão de libras, com crescimento de 4,6% e uma média de 23,5% das publicidades.
De acordo com relatório da
Internet Advertising Bureau (IAB), a televisão representa um gasto de 21,9% em anúncios para empresas, número que vem caindo com o tempo.
Para o presidente da IAB, Guy Phillipson, o salto veio mais cedo do que o esperado. “Este é um marco importante, pois é o primeiro mercado que ultrapassou a televisão”, disse à
Reuters.
A Grã Bretanha é a líder em publicidade online, devido ao uso de redes sociais, banda larga rápida e popularidade de novos formatos de anúncios.

Fonte: UOL

Universo Blogs

Confiabilidade

Blogs 31%
Fabricantes 23%
Publicidade 17%
Fonte: IPSOS

82,3% acessam Blogs quando navegam na Internet (pesquisa realizada junto aos visitantes do Os Dread’s da Meduza)

Estatísticas sobre Os Dread’s da Meduza

Média de Acessos: Mais de 1000/dia.

Tempo Médio de Permanência no Blog: 4:01 min

Média de Retorno no Os Dread´s da Meduza: 63,06% ao dia

Perfil dos Visitantes: 22 idiomas

Lealdade dos Visitantes: 12,68% de 101-200x

Duração das Visitas: 4,99% de 601-1.800 segundos

Tráfego Direto: 21,47%

Sites de Referência: 35,50%

Mecanismos de Pesquisa: 43,03%

Fonte: Google Analytics

Os Dread’s da Meduza na Mídia

Globo Bahia Salvador

Globo Bahia Íntegra

Quem já anunciou

Quem já anunciou

Formatos

Formatos

Contato no Topo do Blog

Entre em contato para saber informações sobre preços e formatos especiais de anúncios.

Seguidores